segunda-feira, 10 de maio de 2010

Tarefa 2

Células-Tronco
As células-tronco são células que possuem a melhor capacidade de se dividir dando origem a células semelhantes às progenitores. As células-tronco embrionárias têm a capacidade de se transformar em outros tecidos do corpo, como ossos, nervos, músculos e sangue, por um processo denominado diferenciação celular. Com isso, as células-tronco são importantes, mais importantes ainda na aplicação terapêutica, sendo muito úteis em terapias de combate doenças, como diabetes tipo um, traumas na medula espinhal, entre outras. O maior objetivo das pesquisas é usá-las para recuperar tecidos danificados por essas doenças e traumas.
A células-tronco são encontradas em celas embrionárias e em outros lugares do corpo como: cordão umbilical, medula óssea, sangue, fígado, placenta. Segundo a Escola de Medicina da Faculdade de Wake Forest, na Carolina do Norte, no líquido amniótico existe células-troco.
Existem duas formas de extração de células-troco. Podendo ser: adultas e embrionárias. A células embrionárias são encontradas em embriões humanos e são classificadas como totipotentes ou pluripotentes, por causa de seu poder de definição celular de outros tipos de tecidos. A utilização de células estaminais embrionárias com finalidade de investigação e tratamentos varia em cada país. Em alguns países a investigação e tratamento são permitidos, mas em outros países é ilegal. No Brasil, por exemplo, é permitido. As células adultas são encontradas na medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placentas e etc. Em recentes pesquisas foi verificado que estas células-tronco têm uma limitação na sua capacidade de diferenciação , o que permite uma limitada obtenção de tecidos a partir delas. A partir do tipo de células-tronco que podem gerar, as células-tronco podem ser classificadas em: totipotentes, pluripotentes, multipotentes, oligopotentes e unipotentes. As pluripotentes são aquelas que podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias. A pluripotentes são aquelas que podem produzir os tipos de células do embrião, menos placenta e anexos. As multipotentes são aquelas que podem produzir células de muitas linhagens. As oligopotentes são aquelas que podem produzir células dentro de uma única linhagem. As unipotentes são aquelas que produzem um único tipo celular maduro.
Curiosidades: Os EUA proíbem a aplicação de verbas do governo federal a qualquer pesquisa envolvendo embriões humanos. Mas o estado da Califórnia permite e patrocina esse tipo de pesquisa.
O Reino Unido tem uma das legislações mais liberais do mundo e permite a clonagem terapêutica.

4 comentários:

  1. Achei muito bom, principlamente por ter falado sobre as curas e como que as células-tronco podem nós ajudar.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu texto, pois ao mesmo tempo em que explica muito sobre células-tronco (o que são, por que é importante pesquisa-las,...) também retrata pontos que eu não sabia, como que em alguns paises não são permitidas as pesquisas com células-tronco, enquanto em outros sim (fico feliz que no Brasil é permitido). E também achei muito interessante a tua curiosidade.

    ResponderExcluir