Ecologia é o estudo científico da distribuição e abundância dos seres vivos e das relações que determinam a sua distribuição e abundância, ou seja, o estudo dos ecossistemas. As relações podem ser com o meio ou entre os seres vivos.
O meio ambiente pode afetar os seres vivos pelos seguintes asspectos: espaço necessário à sua sobrevivência e a reprodução, às suas funções vitais. Determina o número de indivíduos e espécies por habitat. Os seres vivos alteram de forma permanente o meio que vivem. As relações entre seres vivos em um ecossistema, influência na distribuição e abundãncia deles.
Aquecimento global é o aumento da temperatura dos oceanos e do ar perto da superfície terrestre, que vem verificando-se nas últimas décadas. O fenômeno se manifesta como um problema na temperatura sobre as áreas populosas do Hemisfério Norte, entre Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer. O clima marítimo do Hemisfério Sul é mais estável; embora o aumento do nível médio do mar também o atinge. O aumento médio da temperatura foi de 0.6 ± 0.2 °C durante o século XX.
Muitos pensam que tal aquecimento seja causado somente pelo homem, mas é algo que tem causas naturais. Pois sem essa mudança na temperatura o mundo poderia entrar em uma era do gelo novamente.
Esse fenômeno tem consequências, são elas: diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos, essas são consequências ruins. Porém também existem consequências positivas do aquecimento global, são eles: uma vez que aumentos de temperaturas e aumento de concentrações de CO2 podem aprimorar a produtividade do ecossistema. Observações de satélites mostram que a produtividade do hemisfério Norte aumentou desde 1982. Por outro lado é fato de que o total da quantidade de biomassa produzida não é necessariamente muito boa, uma vez que a biodiversidade pode no silêncio diminuir ainda mais um pequeno número de espécies que esteja florescendo.
O efeito estufa é é um processo que ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço.
A chuva ácida é uma das principais conseqüências da poluição do ar. As queimas de carvão ou de derivados de petróleo liberam resíduos gasosos, como óxidos de nitrogênio e de enxofre. A reação dessas substâncias com a água forma ácido nítrico e ácido sulfúrico, presentes nas precipitações de chuva ácida.
Conceitos:
• Espécie: conjunto de indivíduos;
• População: grupo de indivíduos da mesma espécie;
• Comunidade: conjunto de indivíduos de diferentes espécies;
• Ecossistema: conjunto formado por várias comunidades;
• Biomas: é uma comunidade biológia, ou seja, fauna e flora de um lugar;
• Biodiversidade: riqueza biológia existente em vários países;
ECO 92 - Carta da Terra
Em junho de 1992, chefes de Estado de todos os países se reuniram no Rio de Janeiro, para tratar dos problemas do Planeta . Evidentemente, os interesses dos diferentes países entraram muitas vezes em conflito.
Documento que define princípios básicos, que se resumem dessa maneira: "A paz, o desenvolvimento e a proteção do meio ambiente são interdependentes e inseparáveis". Há uma ligação íntima entre três fatores: a Política, a Economia e a Ecologia, que devem caminhar obrigatoriamente juntos.
Não pode haver paz no planeta e nem proteção ao ambiente, se a pobreza continuar existindo em tantas regiões. Erradicar a pobreza é tarefa de todos os Estados. Os países ricos consomem os recursos naturais de forma exagerada; por isso, são os que mais poluem. Cabe a eles uma parcela importante nos esforços para se conseguir um desenvolvimento sustentado, pelas tecnologias de que dispõem e pelos recursos financeiros que deverão investir. A Carta da Terra propõe um espírito de cooperação mundial para restabelecer, proteger e conservar a saúde do Planeta Terra.
Poluição das águas:
Derramamento de petróleo nos mares:
O petróleo é uma substância líquida encontrada na natureza e utilizada para inúmeras finalidades como para a obtenção de combustíveis, medicamentos, solventes, óleos lubrificantes e outros.
Por ser matéria-prima de uma extensa variedade de produtos importantes para a vida do homem atual, o petróleo é cada vez mais retirado da natureza, mas por causa da distância entre os locais de retirada e os locais de utilização do mesmo é que surgem problemas ambientais como o de derramamento de petróleo.
O derramamento de petróleo normalmente acontece por causa de embarcações despreparadas, águas turbulentas que levam as embarcações contra pedras, plataformas furadas, explosões de poços, tanques com capacidade inferior ao conteúdo existente e outros. Ao entrar em contato com o mar, o petróleo contamina as águas provocando a morte dos seres vivos existentes, como peixes e corais. Também contamina o solo fazendo com que a área localizada se torne improdutiva e tóxica.
Produtos que mais poluem os rios, lagos e mares: detergentes, óleos de cozinha, óleos de automóveis, gasolina, produtos químicos usados em indústrias, tintas, metais pesados (chumbo, zinco, alumínio e mercúrio).
Dicas:
• Reciclagem;
• Uso de produtos alternativos;
• Não derramar petróleo nos mares;
• Não desmatar;
• Entre outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário